Hajimemashite!

yo o/ o blog iSorrow tem pra você, especialmente, musica japonesa (J-Music, J-Pop, J-Rock, enfim, J-*). Se você gosta do estilo, pode se sentir a vontade e baixar alguma coisa. Tentamos trazer singles, albums, PVs, letras das músicas, traduções, rank Oricon, etc. As MP3 do site passam por um processo de taggeamento, utilizando sempre os títulos oficiais, se baseando em fontes confiáveis. Isso torna elas ótimas pra serem usadas, por exemplo, na Last.fm, ou com o "o que estou ouvindo" do MSN. Além disso, você vai encontrar as faixas individuais além dos CDs inteiros, então se você quiser apenas uma música daquele album gigante, de 100MB, pode baixar apenas ela.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Rank Oricon & Agenda de Singles

こんにちは! =D

Eu comentei outro dia que minha playlist no winamp vive mudando... Apesar de tirar pouca coisa, eu estou sempre adicionando novas músicas. De tempos em tempos, quando estou de mal humor, eu repasso a lista tirando as coisas que não gosto tanto (mas isso é bem raro).

Mas colocar músicas novas, é praticamente semanal... Antigamente, quando eu ainda ouvia música nacional, eu conhecia novas músicas através do rádio. Mas não vamos falar da Dark Age... Hoje em dia, eu poderia optar por rádios online só de anime music, mas eu nunca gostei de ouvir musica pela internet (sem paciência pra ouvir música pipocando).

A Last.fm é um ótimo jeito de conhecer novas músicas, tanto pela rádio deles quanto navegando pelas recomendações ou artistas semelhantes. Mas eu nunca usei ela desse jeito. Minha last.fm é basicamente um logger de quais músicas eu ouço.

Por isso, por muito tempo, eu passei sem conhecer muitas músicas novas. Conheci abingdon através de um presente da minha noiva, UVERworld através do jogo Anime Hero (mod de Guitar Hero, só com músicas de anime), e... Parei de novo.

Rank Oricon

É aí que entra o Rank Oricon. Oricon é a parada musical oficial do Japão, criando tabelas de singles, álbuns e videoclipes mais vendidos. Ela tem outros ranks, como de karaoke, faixas, etc., e ainda outros ranks que foram descontinuados (discos, VHSs, jogos e mangás).

No Japão, é grafada em katakana, como オリコン. Ela tem feito ranks de singles desde sessenta e tantos, e ele é atualizado semanalmente. Eu comecei a prestar atenção nesse rank quando vi ele na seção Nihon no tentai, do blog Asttro, que eu acompanhava por causa das aulas de nihongo. Eu pegava os nomes das músicas, e ia atrás dos downloads... Mas, meu Deus, eram 30 músicas toda semana! eu nem tentava baixar todas... Mas enquanto procurava, encontrei outra solução.

O site JPSEEK é chinês, e pra ser honesto, não tenho certeza do que ele faz. A única coisa que sei, é que ele tem um fórum, e nesse fórum, uma seção sobre o rank Oricon. Lá tem o rank semanal, bem formatado, classificado, e com o link das 20 primeiras colocadas em torret. Yay!

Bom, pessoalmente não gosto de torrent, mas nesses casos baixo com muita satisfação. Como a quantidade de pessoas que baixa logo após o lançamento (quartas feiras) é enorme, até uma conexão tosca como a minha consegue baixar os 200MB em pouco tempo.

Mas, a JPSEEK não tem lançado os torrents do rank nas últimas duas semanas. Nem torrent, nem publicou o rank nos fóruns...

Bom, o site é completamente chinês, e todos sabem que milagre, nem o Google faz. Pelo menos, não achei nenhuma nota indicando "não publicamos o rank desta semana por este motivo", nem "não iremos mais publicar o rank", então vou apenas esperar pelo rank de semana que vem.

Google agenda: Lançamento de Singles (J-Music)

Enquanto eu fico sem meu torrent semanal, eu consigo novas músicas do jeito antigo: Procurando pela internet após o lançamento. Como não tenho interesse em 90% das músicas do rank, apenas faço isso com artistas que eu gosto, é claro.

Pra facilitar esse trabalho, pedi ajuda para o Google Calendar. Se você não o conhece (!!!), já deve ter imaginado o que ele faz: Agenda eventos e gera lembretes via e-mail. Por isso, periodicamente, eu vasculho a internet procurando notícias de próximos lançamentos de meus músicos preferidos, agendo eles em minha agenda... E quando for lançado, começo a procurar as MP3 para baixar.

Você pode clicar aqui para ver a agenda completa. O link é fixo: pode por nos favoritos, enviar por e-mail, msn, etc. Tem uma versão pequena dela aqui:

Bom, como a agenda é pública, qualquer um pode usar ela para ver os lançamentos dos artistas que forem postos lá. Se algum dos leitores gostar da idéia, e também quiser uma agenda de lançamentos, eu sugiro outra: Vamos criar uma única agenda, com lançamentos de singles de J-Music. Juntamos seus artistas com meus artistas, e criamos uma agenda mais útil para todos. Qualquer um que gostar da idéia pode entrar em contato comigo, eu adiciono a permissão pra alterar dados na agenda.

Memso se você for apenas usa-la, deixe eu falar mais uma coisa: Depois que eu acho o single e faço o upload no meu 4Shared, eu disponibilizo o link do arquivo no evento. Por isso, se você estiver procurando os últimos singles de AQUA TIMEZ, 中島 愛, e 玉置成実 (STAY GOLD, ノスタルジア e GIVE ME UP, respectivamente), pode clicar nos eventos do mês passado e pegar os links. Vai ser assim enquanto eu acompanhar os lançamentos, e isso vai acontecer enquanto eu tiver acesso à internet.

Falei pacas, mas espero que entendam ;) またね

Nenhum comentário:

Postar um comentário